24 de junho de 2011

Polenta com Legumes gratinada

Aproveitando a folga do feriadão e o tempinho frio,preparei uma polenta rápida e super gostosa.Água,sal e farinha de milho,eis uma fórmula clássica,da irresistível polenta,uma comida simples que por anos foi a base alimentar italiana,especialmente no norte.

Vai bem com quase todos os tipos de recheios e carnes.



Ingredientes

. 1 xícara (chá) de fubá pré-cozido
. 4 xícaras (chá) de caldo de legumes de tabletes(ou caldinho já pronto caseiro)
. 1 colher (sobremesa) de manteiga
. 1 abobrinha pequena cortada em rodelas finas
. 6 tomates-cereja cortados ao meio
. Sal a gosto
. 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
. 2 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo

Aqueça o forno a 200°C. Dissolva o fubá no caldo de legumes morno. Em uma panela, ponha o fubá dissolvido, acrescente a manteiga e leve ao fogo brando, mexendo sem parar, até engrossar. Tampe a panela e deixe a polenta cozinhar por três minutos. Transfira a polenta para um refratário e reserve. Tempere a abobrinha e o tomate com sal e distribua-os sobre a polenta, pressionando-os com os dedos. Distribua o queijo ralado e regue com o azeite. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até gratinar. Sirva em seguida.

Dica: Este prato é perfeito para os dias frios.

Comer feliz,muito feliz!


Os benefícios e propriedades do milho:

Graças às seus benefícios energéticas, o consumo de milho resulta especialmente interessante para todas aquelas pessoas que praticam esporte, e que com o fim de contas necessitam que lhes proporcionem muita energia, a qual seja digerida rápido.

O milho é o único cereal no qual encontramos betacaroteno, que contribui fibras, carboidratos, e uma interessantíssima quantidade de vitaminas do grupo B (em particular B1 e B3).

Por este motivo principal, o milho ajuda a metabolizar as gorduras de maneira muito mais rápida, que melhora o trânsito intestinal (ideal em casos de prisão de ventre), e reduzindo o colesterol alto.

E você gosta de milho?

Deixo um beijo em cada pessoa que me visita e deixa seu carinho por mim!

Receita:Ana Maria

8 comentários:

  1. Uhm, parece uma delícia!!!!
    Bom fim de semana amiga!
    bj
    Si

    ResponderExcluir
  2. Polenta, angu, é muito bom!
    Eu adoro! E esses dias atrás fiz com molho de linguiças e já fiz com molho de moelas de galinha também, outra gostosura, agora vou experimentar a sua receita, frô! ;oD

    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  3. Tá com uma cara boooaaa....

    ResponderExcluir
  4. Oi Simone, é a Vi, polenta adoooro...mas sua polenta esta muito chic,e com uma aparência de dar água na boca, faço polenta com fuba, água , sal e um pouco de óleo, , e deixo cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo as vezes, ela fica bem durinha, dava até para fritar, claro que não faço isso,temos que preservar a saúde.
    Gosto de comer polenta com feijão ou com ovo frito, com gema mole,delicia.
    E as vezes comer no café da manhã, junto ao café com leite..
    Meu pai era descendente de italiano, dai esse amor pela polenta.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  5. Amooooo! Acertou em cheio. Com aquele franguinho com quiabo ou então com um molho de tomates caseiro e manjericão, hummm!

    Estou sentindo falta das tuas unhas! Semana que vem, MORANGOS!

    ResponderExcluir
  6. Amiga, eu amo polenta e a Mariana? apelidamos ela de polentona... kkkkkkkkk Ela se mata de rir, bate cada pratão que benzaDeus... kkkkkkkk. eu sempre faço aqui tbm, só fubá, água e sal. Gosto de fazer franguinho caipira ao molho prá acompanhar e o que sobra, eu gratinho na chapa de ferro com queijo. Semana passado foi corrido e dificílimo, mas essa semana será melhor e te escrevo. Beijocas ♥

    ResponderExcluir
  7. Flor, obgirgada pelas dicas. comprei o sabonete granado de glicerina como indicado e o sabao liquido olá proprio pra bebes. ele é uma delicia!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Polenta é tudo de bom. Aqui em casa amamos, mas sempre faço para comer com molho de tomates com linguiça ou a bolonhesa, ou de frango. Assim com legumes nunca pensei em fazer. Gostei.
    Quando der uma esfriadinha de novo por aqui , vou fazer.
    Beijos

    ResponderExcluir