26 de abril de 2011

Salada de Grão de Bico com Bacalhau

Adoro uma saladinha de grão de Bico com Bacalhau,e esses dias eu fiz!

Coloquei 400g de bacalhau de molho em água fria por 24 horas para eliminar o sal.
Cozinhei o bacalhau em água fervente.Escorri e eliminei as peles e espinhas.
Desfiei o bacalhau e coloquei em uma tigela.

Cozinhei o grão-de-bico em água e sal em panela de pressão,é rapidinho(20 minutinhos).Quando estiver macio,escorra e reserve.

Misture o grão-de-bico ao bacalhau e acrescente 1 cebola grande picadinha,azeitonas pretas picadas,salsinha,azeite de oliva,se precisar corrija o sal.

Prontinha é só servir,uma delícia!


Veja os 6 maiores benefícios do grão-de-bico à sua saúde

Dentro desse pequeno grão há uma boa dose de felicidade. Além de ser rico em nutrientes e fibras, ele ajuda a espantar a depressão. Conheça o poder do grão-de-bico e recheie a sua vida de bem-estar.


Mais nutritivo que o feijão
O grão-de-bico tem 30% de proteína, além de zinco, potássio, cálcio e magnésio. Se consumido todos os dias, reduz o nível de colesterol ruim.


Regula o intestino
Rico em fibras, ele também possui ácido fólico, indispensável na dieta de mulheres grávidas porque previne problemas no feto.

Previne doenças
O grão-de-bico contém hormônios vegetais usados na reposição hormonal. Essas substâncias são eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e câncer de cólon.

Para diabéticos e anêmicos
Esse grão tem carboidratos que são digeridos e absorvidos lentamente. Por isso, ele aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue. Além disso, o ferro presente no alimento combate a anemia.

Alimento da alegria
Ele afasta a depressão porque aumenta a produção de serotonina. Isso graças à alta taxa de triptofano (a mesma substância que faz do chocolate uma ótima fonte de bem-estar).

Peso ideal
Ele ajuda a emagrecer porque aumenta a sensação de saciedade.


Os Benefícios do Bacalhau

Além de fácil digestão, este peixe é um alimento rico em minerais, como ferro, fósforo, magnésio e em vitaminas A, E, D, B1 e niacina, e apresenta uma baixa taxa de colesterol e gorduras.

Mesmo assim, é melhor ficar atento. Esse é um alimento que deve ser consumido com moderação e em pequenas quantidades pelos indivíduos com hipertensão arterial, pois é bastante rico em sódio (cerca de 1400mg/100g de bacalhau).


Além de todos esses benefícios, o bacalhau tem um bônus: é uma boa fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3 e ômega 6, que favorecem o desenvolvimento do sistema imunológico e contribui para a redução dos níveis de colesterol e triglicérides. Não esqueça que o ômega-3 está relacionado com a redução do risco de doenças cardiovasculares e das dislipidemias.



Dicas:Mdemulher

6 comentários:

  1. Bom dia Querida Simone! Nossa, como estou precisando desse grãozinho, viu? Na verdade tenho que confessar: nunca comi grão-de-bico, mas vendo os benefiios vou começar a me re-educar. Muito boa dica. Tá muito fofo seu blog, grande abraço e tenha um lindo dia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Si,

    Preciso urgentemente aprender a comer grão de bico, sempre torci o nariz, mas acho que agora estou preparada para experimentar algumas coisas que não consumia antes..rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Frô, acredita que nunca comi grão de bico? Nem sei ao certo que gosto tem. rs
    Mas tenho visto tantas receitas com ele, ultimamente, que terei que dar um jeito nisso rapidinho! ;oD

    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  4. Flor, amo qd vc comenta no meu blog, pq seus comentários são sempre sensatos e me deixam mais tranquila. obrigada viu?
    quanto a sua receita eu amei! tbm nunca tinha comido grão de bico, mas tenho uma colega aqui no trabalho que é super diet e trouxe p ela. aí perguntei oq era aquilo ela falou grão de bico. pediu p eu experimentar mas fui logo dizendo que não gostava, mesmo sem nunca ter visto. kkkkk ela insistiu e pra minha surpresa é uma delícia. parece um pouco com gosto de ervilha né? só que muito mais gostoso.
    amei a receita! vou tentar fazer

    ResponderExcluir
  5. Oie Fada! Que saudade de vc.... nunca mais te vi!

    Eu fiz gão de bico com linguiça na panela de pressão... mas não sei direito como usar...

    Achei inusitada essa receita e diferente... vc hein super natureba... tá é certa, por isso é magra, linda e loira.


    bjks

    ResponderExcluir
  6. Sumidinha, como tu estás??? Vim ver teus peitinhos, ops, teu esmaltinho, hehe

    beijooooo

    ResponderExcluir