2 de agosto de 2011

Brócolis ao forno

Se formos parar para analisar, muitos brasileiros não tem o hábito de acrescentar alimentos verdes no cardápio do dia a dia, geralmente é o arroz e o feijão de cada dia e acabam por esquecer das saladas. O que precisa ser feito é educar a nossa alimentação, passar a comer um pouco de tudo. E se perguntarmos quantas pessoas tem o hábito de comer brócolis, o número é muito pequeno. O brócolis é uma hortaliça poderosíssima, onde possui o poder de diminuir o risco de câncer.

Eu adoro essa hortaliça, e sempre faço receitinhas que a incluam aqui em casa,seja em saladas,tortas,refogados,sopas.Geralmente costumo comprar uma quantidade maior,e lavo,higienizo e dou uma pré-cozida ao vapor,para depois congelar.Assim,sempre quando quero utilizar já me facilita bastante.

Essa receitinha que hoje venho dividir com vocês aprendi em um site caderno de receitas, a um tempinho atrás, é bem prática,leve e com um sabor bem gostoso,vale a pena fazer!

Ingredientes:

- 1 maço de brócolis
- 5 batatas
- 50 gramas de queijo gruyère ralado (eu coloquei queijo cremoso)
- 4 ovos
- ½ copo de leite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- salsa e cebolinha verde
- sal, pimenta e noz moscada a gosto

Preparo:

Lavar o brócolis e levar ao fogo com água e sal(eu cozinhei no vapor). Escorrer e reservar. Descascar as batatas e cortar em rodelas finas. Bater os ovos com o leite, o sal, a pimenta, a noz-moscada, a salsa e a cebolinha picadas. Colocar em camadas, numa travessa refratária untada, as batatas e o brócolis, terminando com uma camada de batatas. Derramar por cima os ovos batidos, polvilhando com queijo ralado. Levar ao forno médio durante 40 minutos.

Você também pode fazer com couve-flor no lugar do brócolis.

Prontinha,agora é só saborear...




É uma hortaliça com poucas calorias, sendo recomendável em regimes de emagrecimento. Possui considerável teor de vitamina C. Seu teor de vitamina A é elevado quando comparado ao repolho e a couve-flor, mas inferior ao da couve-comum.

Também é fonte de fósforo, ferro,cálcio e fibras.

Então,já comemos brócolis hoje? Isso é para nossa saúde!

Se você tem uma receitinha gostosa com essa hortaliça,me diga que coloco seu link aqui.

Um beijo!


8 comentários:

  1. Bom dia Simone!

    Amo brócolis!

    Deve ter ficado uma delícia...

    Uma ótima terça p/ vc!

    Beijooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. fiquei morrendo de vontade!
    :)

    ResponderExcluir
  3. saudade amore... consegui atualizar o blog. dps passa lá. brocolis??? nunca comi mas nao gosto! rs

    ResponderExcluir
  4. Já anotei e adorei a dica da receita! Parece saborosa e fácil de fazer.
    Vou tentar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ai que minhas mãos coçam prá te escrever, mas não tá dando... pensa numa pessoa atolada de trabalho e compromisso, mas vou tentar... separei hj teu email, sinalizado está, como prioridade.

    Amiga, aqui em casa, o Leo desde bebê ama brócolis, quando vou no mercado ela fala, não esqueça meu brócolis, compra 2 tá? kkkkkk Quando menor ele dizia, tem árvore verde? Eu também amo e essa receitinha me deu água na boca. Vou separar aqui prá fazer.

    Beijocas ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro brócolis e sempre fazia gratinado, mas essa receita me deixou aguando. Farei, com certeza! ;oD

    Xerinhos, bonita!
    Paty

    ResponderExcluir
  7. Nhan, eu gosto muito de brocolis, mas sempre faço só refogadinho, mas essa receita, é daquelas de encher os olhos, vou precisar fazer, rrsrs !!
    Aliás quanta receitinha gostosa tem aqui, além de fada das agulhas é fada das panelas !!!
    Bjus 1000

    ResponderExcluir
  8. amo tanto teus comentários!!! já falei isso ne? vc parece mesmo uma fada falando!

    ResponderExcluir