3 de maio de 2011

Proteja sua casa contra os ácaros e melhore sua saúde


Estender a colcha no sol,aspirar as cortinas,nunca deixar uma toalha na mesa das refeições e outras medidas protegem o ambiente doméstico dos ácaros e de outros micro-organismos causadores de alergias.

Muitas vezes,nos preocupamos com lugares públicos e esquecemos de olhar a nossa própria casa como fonte de causadores de doenças,e quem sofre com problemas respiratórios como asma, bronquite e rinite precisa redobrar os cuidados. Dentro de casa há utensílios considerados habitat ideal para o acúmulo de micro-organismos como a tábua utilizada na cozinha para cortar alimentos, que é feita de madeira ou a toalha de rosto que não é trocada com frequência no banheiro, logo abaixo você descobre como eliminar a poeira de todos os cantos da casa, protegendo a sua imunidade e sua saúde.

Na cozinha

Pano de prato: eles costumam carregar muitas impurezas,pois além de servir para secar a louça,secam as mãos e ainda podem acumular a poeira da cozinha.Nunca deixe o pano molhado e embolado,pois isso favorece a proliferação de bactérias.Uma dica é ter mais de uma peça na cozinha.Uma delas,exclusiva para as louças e utensílios,depois disso,estenda no varal para secar e troque as peças mais de uma vez por semana para evitar o acúmulo de sujeira.


Toalha de mesa:deixá-la sobre a mesa,após as refeições é uma péssima ideia.Sobre a toalha recaem todas as impurezas do ar.Outro cuidado é não guardar a toalha suja ou molhada,pois isso aumenta a reprodução de micro-organismos,se sujou,está na hora de trocar.

Pia de louças:a troca da esponja e do paninho de secar deve ser periódica.Eles devem ser descartados quando a sujeira não puder ser removida ou antes de começarem a despedaçar.Além de acumularem gordura,eles são foco de bactérias pois acumulam fragmentos de alimentos.A dica é higienizá-los bem, com sabão e água quente,e esperar que sequem para guardá-los em local seco e limpo.


Na sala

Tapetes e carpete também podem ser uma ameaça para a saúde,principalmente para o sistema respiratório.Dependendo do material utilizado na confecção,o próprio tecido pode desencadear alergias,ao soltar fiapos minúsculos no ambiente.Mas o que geralmente provoca reações alérgicas são os elementos que se depositam nele,como poeira, ácaros e pelos de animais.O ideal é retirar os resíduos diariamente para que não haja o acúmulo.Utilizar produtos adequados duas vezes por semana,além da limpeza diária, podem garantir um local limpo e sem riscos de ocasionar processos alérgicos.Portanto,não esqueça de:

- Manter a sala sempre arejada e ensolarada;
- Limpar a mobília com pano úmido com frequência superior a uma vez por semana;
- Aspirar o sofá,tapetes e carpetes,além de passar pano úmido no piso periodicamente;
- Aspirar as cortina uma vez por semana. Em caso de cortinas de tecido leve,lave-as a cada 15 dias no máximo.

No quarto

Quando mal conservados,os lençóis,travesseiros,colchões e cobertas são verdadeiros depósitos de micro-organismos,causadores de alergias.Eles podem reunir ácaros,poeira e até células mortas do corpo. Quanto maior o tempo desde a última higienização,maior a quantidade dessas partículas alojadas no local. Os colchões e travesseiros de quem já tem pré-disposição para alergias precisam ainda mais de cuidados. "O ideal seria lavar as roupas de cama com frequência e colocar o colchão,travesseiros e edredons para tomar sol".


Fonte e imagem:Minha Vida

6 comentários:

  1. Frô, esses são cuidados importantíssimos que a gente tem mesmo que atentar e não esquecer nunca!
    Adorei o post! ;oD

    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  2. Oi Si,

    Cuidados de extrema importância. Cresci vendo minha mãe com todos esses cuidados, principalmente depois que o irmão mais novo foi diagnosticado com asma e teve alguns problemas com isso, ela sempre foi rígida nessa questão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho rinite alérgica, sinusite e todas as ite... aqui em casa acumula pó e logo que tenho tempo passo aspirador em tudo... quando tenho crises logo chamo alguém pra limpar tudoo, despencar a casa mesmo.

    Se eu tivesse tempo todo dia minhas coisas tomariam sol....


    Boa dica, gostei de tudo o que eu li.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. As pessoas porque nao podem enxergar, mais... Os caros sao encontrados em suas caminhas, e isso mesmo... Onde vocês deitam todos os dias... A maior parte deles estão nas camas. O legal também e manter o ar circulando dentro de um ambiante.

    ótimo post querida :)

    estou te seguindo se puder retribuir, ficarei muito grata!

    um beijo


    Nah Phatcholly

    www.medicinepractises.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esses cuidads, pois o Guga nasceu alérgico. Está melhor à medida em que vai crescendo, mas não posso descuidar.

    beijoooo

    ResponderExcluir