18 de janeiro de 2011

Blogagem Coletiva-Dieta Post 3


imagem cyber diet


Hoje resolvi colocar um assunto que é bastante importante para muitas pessoas que sofrem do aumento de peso,devido a uma fome descontrolada.Quem sabe você,lendo essa postagem esteja passando por esse motivo,e encontre alguma ajuda nessas dicas.

É cada vez mais freqüente a quantidade de pessoas que desejam emagrecer ou mesmo tornar seus hábitos mais saudáveis, mas sentem muita dificuldade, um dos fatores mais comentados nesse aspecto é a fome.

É importante entender a razão dessa fome ou vontade de comer, assim será mais fácil descobrir o que se pode fazer.Fome é uma sensação causada pela necessidade de comer, ou seja, é fisiológico, é um aviso do seu corpo que é preciso se alimentar. Nesse caso é importante entender que em um processo de emagrecimento não é correto sentir fome exageradamente. Seu cardápio deve ser balanceado e completo. Nos primeiros dias é normal sentir aquela sensação de fome, pois há uma restrição calórica, mas deve ser algo suportável e com o passar dos dias essa sensação deve passar. Então, se você sente muita fome, veja como está seu programa alimentar, se está correto e é saudável para você seguir.Perceba se sua fome se caracteriza por uma vontade de comer descontrolada, muitas vezes pouco depois de realizar a refeição sente aquela vontade comer algo mais, ou quando vem seguida de um sentimento, como raiva, depressão, ansiedade, carência, frustração e outros. As pessoas sentem uma sensação de bem-estar comendo, parece que alivia os sintomas desses sentimentos.Compensar no dia seguinte, fazendo restrições excessivas ou até mesmo deixando de comer não irão resolver. É preciso identificar a causa dessa fome, desse sentimento e resolver o problema da raiz.


.Veja algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo para identificar a razão da sua fome:

.Em quais situações eu como em excesso? Geralmente depois de ter acontecido o quê?

.Quando estou insatisfeita busco consolo e fuga na comida? Por quê?

.De que eu realmente tenho fome?

.Como me sinto em relação a minha vida afetiva?

.Como me sinto depois de comer?

.Com o que não estou satisfeita na minha vida?

.O que eu gostaria de mudar?

Depois analise suas respostas, o objetivo é que comece a ter mais consciência que comer demais não irá resolver seus problemas, mas com certeza irá aumentá-los. Será melhor buscar ajuda para resolver.Confira também algumas dicas que podem te ajudar:

Procure realizar suas refeições em ambientes tranqüilos e não faça outra coisa ao mesmo tempo, por exemplo: ler, ver televisão, usar o computador. Preste atenção no que está comendo, no sabor dos alimentos.

Atualmente quase todas as atividades de lazer que fazemos tem comida envolvida, por isso, tenha sempre moderação, deixe para "abusar" somente nos eventos mais especiais, e no dia seguinte volte a ter uma alimentação adequada e pratique exercícios, esta é uma forma mais saudável de compensação.

Tenha sempre à sua disposição (em casa, no trabalho, na bolsa) alimentos saudáveis, principalmente as pessoas que tem adoração por doces, opte por doces pouco calóricos, como barrinhas, frutas, iogurte, sobremesas lácteas, etc.

Na hora da refeição pare de comer quando se sentir safisteito e não empanturrado. Comece a prestar atenção, não é difícil distinguir a diferença entre uma coisa e outra.Coma para viver e não viva para comer, existem outras maravilhosas ações para se fazer.

Por:Roberta dos Santos Silva Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113


A Dieta Coletiva idealizada pela @ClauFinotti ganhou um blog próprio.Siga-o para saber de todos os acontecimentos BLOG DA DIETA COLETIVA .


*************************************************************************************
Tragédia das Chuvas do Rio de Janeiro.PARTICIPE!


Compre números da RIFA SOLIDÁRIA .


Em caso de dúvida,faça contato com a LUCI: artesdaluci@gmail.com

6 comentários:

  1. Si,

    Ótimo post! Para quem come por compulsão é necessário um acompanhamento mais rigoroso, para que possa descobrir o que desencadeia tudo isso.

    Boas dicas! =]

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Si, Fadinha !!

    Eu estou com esses petiscos light, mas graças á Deus não sou compulsiva... rsrsrsrs

    Bjus 1000

    ResponderExcluir
  3. Oi Si

    Muito legal o post...
    E uma coisa é bem verdade... Hoje em dia uma das formas de lazer é comer... Com meu marido quase tudo que fazemos terminamos no restaurante... Tem que ter muito controle... rs

    Bjoks

    ResponderExcluir
  4. Excelente! Uma vez, vi dr. Alfredo Halpern (da Dieta dos Pontos) dizendo que ninguém engordaria se comesse só pela FOME. As pessoas engordam porque juntam tudo: comem pela fome, pela sede, pela frustração, pela comemoração, para passar tempo, para socializar, por imitação (ao ver um comercial de snacks na tv, por exemplo).

    Quem pensar antes de comer não vai engordar, vai parar e selecionar o que vai ingerir.

    beijoooo

    ResponderExcluir
  5. Oie Fadinha! Eu como pela compulsão mesmo... hahaha acho que deveria trocar de nutricionista e ir no psicólogo...o meu cérebro tem que entender que posso ter outros prazeres.... muito bom o texto!

    ResponderExcluir
  6. Gostei amiga, é isso mesmo, é preciso saber identificar prá saber a melhor forma de tratar, né? Beijocas ♥

    ResponderExcluir