27 de novembro de 2010

Esvaziando os armários de nossa vida


Todos os anos, há um momento em que olhamos nossos armários com um olhar crítico.Olhamos aquelas roupas que não usamos há tanto tempo.Aquelas que tiramos do cabide de vez em quando, vestimos, olhamos no espelho, confirmamos mais uma vez que não gostamos e guardamos de volta no armário.Aquele sapato que machuca os pés, mas insistimos em mantê-lo guardado.Há ainda aquele terno caro, mas que o paletó não cai bem, ou o vestido "espetacular" ganho de presente de alguém que amamos, mas que não combina conosco e nunca usamos.Às vezes tiramos alguma coisa e damos para alguém, mas a maior parte fica lá, guardada sabe-se lá porquê.Um dia alguém me disse: tudo o que não lhe serve mais e você mantém guardado, só lhe traz energias negativas. Livre-se de tudo o que não usa e verá como lhe fará bem.Acontece que nosso guarda-roupa não é o único lugar da vida onde guardamos coisas que não nos servem mais.Você tem um guarda-roupa desses no interior da mente.De uma olhada séria no que anda guardando lá. Experimente esvaziar e fazer uma limpeza naquilo que não lhe serve mais. Jogue fora idéias, crenças , maneiras de viver ou experiências que não lhe acrescentam nada e lhe roubam energia.Faça uma limpeza nas amizades, aqueles amigos cujos interesses não têm mais nada a ver com os seus.Aproveite e tire de seu "armário" aquelas pessoas negativas, tóxicas, sem entusiasmo, que tentam lhe arrastar para o fundo dos seus próprios poços de tristezas, ressentimentos, mágoas e sofrimento.A insegurança dessas pessoas faz com que busquem outras para lhes fazer companhia, e lá vai você junto com elas. Junte-se a pessoas entusiasmadas que o apóiem em seus sonhos e projetos pessoais e profissionais.
Não espere um momento certo, ou mesmo o final do ano, para fazer essa "faxina interior"comece agora e experimente aquele sentimento gostoso de liberdade. Liberdade de não ter de guardar o que não lhe serve. Liberdade de experimentar o desapego.Liberdade de saber que mudou, mudou para melhor,E que só usa as coisas que verdadeiramente lhe servem e fazem bem.



Eu procuro não deixar que as coisas se acumulem na minha vida,faço sempre minha faxina nos armários,na minha vida pessoal...E você faz essa "faxina interior"?



*Tem promoção no meu outro blog: http://afadadasagulhas.blogspot.com/

Quem quiser participar passa lá!Fácil e sem regrinhas!



Bjs!

7 comentários:

  1. Acredito que as pessoas acumulam muito lixo tóxico psicológicamente relembrando fatos que deveriam ser esquecidos ou superados mas não se dão conta do fato...
    Eu procuro ser sempre uma pessoa simpática e amável com todos mas sou uma pessoa no circulo pessoal intimo reservada e seletiva pois faxinei muitas pessoas tóxicas do meu convivio...acho que devemos abolir tudo o que nos faz mal... eu sou assim agrego tudo o que me faz bem e descarto o que pode ser ou me é prejudicial... afinal só se vive uma única vez e devemos fazer dessa passagem algo alegre, feliz e inesquecível sem mágoas ou rancores.
    bjooo

    ResponderExcluir
  2. Oi Simone!
    Esse texto poderia ser escrito por mim!!!
    Esses dias mesmo estava comentando com um colega que aprendi, ao longo da vida, a deletar pessoas, sem dó nem piedade. E isso não significa maldade e sim auto defesa. Eu tinha duas "amigas" muito vampiras emocinonais, que sustentei com minhas energias durante anos, até perceber que não precisava mais. Nunca discuti, nunca briguei pelos desentendimentos, apenas isolei. Depois disso me senti muito mais leve, e aprendi a fazer o mesmo com as outras coisas também e esta tem sido minha filosofia de vida. Deletei um emprego (eu tinha dois), deletei familiares desagradáveis e que nunca gostaram de mim, deletei os livros que nunca leria e comprei mesmo assim, e esvazio os armários seeeempre, doando tudo que não me é mais útil.

    Renovar as energias é preciso sempre!

    Bjos e obrigada por me relembrar logo cedo da minha filosofia de vida! rs

    Clau Finotti

    ResponderExcluir
  3. Adorei, pois este tema é uma constante na minha vida. Eu me livro de todo entulho emocinal, mesmo que às vezes tenha que pagar caro por estes "fretes".

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  4. Adorei este post!!! Irei fazer isso mesmo hoje!! Irei me livrar de muitas coisas que me incomodam!

    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Si,

    A faxina interior estou sempre atenta para não deixar lixo emocional ocupando lugar das coisas boas.

    Porém, o desapego material, o de limpar o guarda-roupa mesmo, literalmente, é o que mais preciso praticar, preciso melhorar muito nessa questão.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Cultivando o hábito da faxina interior tornamos nossa vida bem mais leve e ganhamos forças para superar as dificuldades que surgem no caminho.
    Agora faxina em armarios e desapegos em geral eu faço constantemente até mesmo para ganhar espaço pras peças novas que compro...rs
    Muito bom o post Simone!
    Bjos fofa!

    ResponderExcluir
  7. Frô, eu não sou mto fã de resídiuos, tanto que procuro reciclar o que posso, e com o emocional não é diferente, procuro mesmo limpar e transmutar o que dá! ;oD
    Adorei o post!

    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir